Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

A 'Semana Mundial do Aleitamento Materno' (SMAM) é comemorada todos os anos na primeira semana do mês de agosto em mais de 170 países. O principal objetivo é encorajar esta prática e fomentar a saúde dos recém-nascidos de todo o planeta. A data evoca a 'Declaração Innocenti', assinada pelos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da UNICEF, em agosto de 1990, comprometendo-se a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.

Em 2016, o tema da comemoração da SMAM é 'Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável', que aborda o aleitamento em relação à sustentabilidade e a 'sua importante contribuição para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável'.

Todo o material da 'Semana Mundial de Aleitamento Materno' abrange as principais áreas de relação entre a amamentação e os 'Objetivos de Desenvolvimento Sustentável', com enfoque nos seguintes temas: Nutrição/segurança alimentar; Saúde, bem-estar e sobrevivência; Meio ambiente e as alterações climáticas; Produtividade, capacitação e proteção social; Parcerias sustentáveis e Estado de Direito.

Segundo os coordenadores da campanha no município de Macuco, que atuam na Secretaria de Saúde local, os objetivos da SMAM 2016 são informar as pessoas sobre as novas metas de 'Desenvolvimento Sustentável' e como elas se relacionam com a amamentação e a alimentação complementar; ancorar firmemente a amamentação como um componente-chave do desenvolvimento sustentável; dar vida a uma variedade de ações em todos os níveis sobre a amamentação e alimentação complementar saudável; envolver e colaborar com uma ampla gama de atores, em torno da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

"O aleitamento materno é a melhor forma de fornecer aos recém-nascidos os nutrientes que eles necessitam. A UNICEF recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de vida e a sua manutenção, com alimentos complementares, pelo menos, até ao segundo ano de vida. Amamentar é reduzir morbidades, mortalidade, desigualdades, violência, danos ambientais, promover a vida e a saúde e melhorar sua qualidade, é intensificar as relações sociais, é um resgate cultural da condição humana, é segurança alimentar e nutricional, é reduzir impactos ambientais, é sustentável", explica a enfermeira Verônica Golinelli, uma das entusiastas da divulgação em Macuco.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco