Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Um trabalho considerado satisfatório, bem sucedido e com total participação da comunidade local. Assim foi avaliado pela Secretaria de Saúde o Dia 'D' da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes em Macuco. A vacinação propriamente dita teve inicio dia 19 de setembro, seguindo o calendário oficial do Ministério da Saúde, que determina que crianças menores de cinco anos, de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), com atraso vacinal, devem ser vacinados.

Sobre o Dia 'D' – ação ocorrida no sábado, 24, nas sedes da Estratégia de Saúde da Família dos bairros Reta, Barreira e Volta do Umbigo e no Centro de Saúde – Marlise Cerbino Juliano, coordenadora de Imunização, informou que compareceram 226 crianças menores de cinco anos de idade, que tiveram suas cadernetas devidamente avaliadas pelos profissionais de saúde do município. Com esse serviço, ficou constatado que 122 crianças necessitavam receber a dose de alguma vacina para garantir a atualização da Caderneta de Vacinação.

Ainda durante o Dia 'D', profissionais envolvidos na ação constataram a presença de dezenas de meninas oriundas de diversos bairros da cidade, que estiveram presentes para tomar a vacina de imunização contra o HPV. Nesse sentido, Marlise confirma que todas as meninas com idade entre 9 e 13 anos que ainda não receberam a dose da vacina contra o HPV também devem procurar o Centro de Saúde.

Dados da Secretaria de Saúde também confirmam que até o momento 192 doses de vacina foram aplicadas para a regularização das cadernetas, sendo que a campanha continua até o dia 30 de setembro, dessa vez apenas no Centro de Saúde de Macuco, localizado no centro da cidade. Quem ainda não providenciou a vacinação de seus filhos, deve procurar o local portando a Caderneta de Vacinação.

O secretário de Saúde, Carlos Maturana, elogiou o trabalho da equipe que se empenhou para promover a ação. "Com a campanha, esperamos aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta específica de cada vacina no município. Destaco a excelente atuação de nossos servidores que foram incansáveis nesse sentido", disse Maturana.

Ao explicar que o objetivo do Ministério da Saúde com a campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação das doenças, a coordenadora de Imunização reforçou que é importante as famílias levarem suas crianças para ajudar a equipe, que está empenhada no trabalho de vacinação. "Quero fazer um agradecimento ao prefeito e ao secretário de Saúde pelo apoio mesmo diante das dificuldades. Um agradecimento especial também aos funcionários da sala de vacina e dos PSF's que trabalharam incansavelmente nessa campanha", agradeceu Marlise.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco