Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

 
 
 

E a secretaria municipal de saúde realizou na última sexta-feira, dia 22 de março, sua sétima conferência municipal de saúde com o tema “Democracia e Saúde” no Macuco Rural Parque com a presença do prefeito Bruno Boaretto, do secretário municipal de saúde de macuco Adivar Exposto, vereador Diogo Latini e presidente do conselho municipal de saúde de macuco, Pastor Eli.

 O evento apresentou os seguintes temas “saúde como direito e consolidação do sus” com a socióloga Sueli porto, especialista em promoção da saúde e desenvolvimento social ENSP/FIOCRUZ e “financiamento do sus” com o advogado Marcelo Barbosa, superintendente regional do INEA região serrana e controlador geral do município de nova Friburgo. 

A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência que será transformadora na prática do pensar em saúde, no conceito mais amplo da palavra. Ou seja, saúde como qualidade de vida. A participação da população macuquense foi de grande valia, tornando a conferência democrática e significativa, pois todos os participantes permaneceram até o final, propuseram novas ideias, questionaram quando preciso e sugeriram novas ações para fortalecimento da atenção primária no município. É importante ressaltar que através das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantados são levados às instancias maiores para reformulação em prol da melhoria dos serviços.
“A partir do momento em que a sociedade é chamada a participar do processo de formulação política e passa a acompanhar e fiscalizar sua execução, o sistema tende a aproximar-se das reais necessidades do cidadão brasileiro. Nesse sentido, essa conferência buscou discutir acerca da melhoria da saúde no município de Macuco, com propostas que serão priorizadas pela nossa gestão. A saúde em nossa gestão está em primeiro lugar e com certeza nosso principal compromisso”. Afirma o Secretário de Saúde Adivar Exposto.
A conferência municipal de saúde é agendada a partir da data definida pelo estado que realiza a conferencia estadual. Em macuco a conferência reuniu os segmentos representativos da sociedade onde foram debatidos a situação de saúde e oferecidas novas diretrizes para a formulação da política de saúde.

Confira mais fotos do evento: