Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

 
 
 

 

Na semana passada, componentes da Secretaria de Saúde de Macuco estiveram no programa Espaço Aberto, da Rádio 94 FM, para divulgar a Campanha contra a Dengue. Giovana Milhorato, coordenadora da Vigilância Ambiental; Marcelo Guarilha, responsável pelo Combate à Dengue; e Marcelo Romeiro, coordenador da Vigilância Sanitária, foram entrevistados pelo radialista Ricardo Vieira.

Os convidados responderam questões referentes ao tema, entre os quais o combate efetivo à dengue em Macuco; como se dá a transmissão; cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor; e a participação da população nas ações, que tem sido destaque, especialmente pela receptividade oferecida aos Agentes de Endemias.

Apostando nesse trabalho coletivo, unindo governo e comunidade, o combate tem sido bem sucedido, como apontam os números da Secretaria de Saúde. Mesmo com o fim do verão, quando as denominadas águas de março são mais volumosas e frequentes, marcando o encerramento da estação mais chuvosa do ano, aumentando o estado de alerta das autoridades, o número de casos não chega a alarmar. Foram quatro confirmados e outros quatro notificados, porém sem confirmação.

Os agentes ainda esclareceram sobre a utilização do fumacê, que só deve ser adotada em casos extremos; destacaram as visitas e campanhas lideradas pelos agentes em todos os bairros da cidade e na zona rural; falaram sobre os critérios utilizados em cada ação, levando em conta a probabilidade de incidência do Aedes aegyptis, inseto transmissor; e alertaram sobre a necessidade dos moradores manterem a vigilância.

São precisos os seguintes cuidados: manutenção de caixas d'água tampadas; pneus sem água e em lugares cobertos; calhas limpas; tonéis, galões e poços bem vedados; ralos limpos e com tela; bandejas de ar condicionado e geladeira limpas e sem água; pratos de vasos de plantas com areia; bromélias e outras plantas sem acúmulo de água; baldes virados de boca para baixo; e piscinas sempre tratadas.

Ciente de que o monitoramento deve ser constante para deixar o município sem riscos de aumento nos casos de dengue, Marcelo Guarilha destaca que em Macuco no momento não existe surto ou epidemia, mas que os cuidados precisam ser mantidos. "Só assim continuaremos vencendo essa batalha contra esse mal. Qualquer dúvida ou necessidade de denúncia, ainda que anônima, pode ser feita pelo telefone 2554-1228", colocou o agente.

Por: ASCOM Macuco