Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e da Juventude

Secretário: Margareth Souza Anselmo Barbosa

Gestão debate Avaliação Multidimensional durante encontro virtual

Agindo com responsabilidade e respeito à saúde dos idosos, inúmeras atividades presenciais desenvolvidas pela Gestão Municipal com a Terceira Idade de Macuco foram interrompidas temporariamente por causa da pandemia. Contudo, a Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e da Juventude mantém seu planejamento, como confirma a participação no encontro virtual realizado pela Secretaria Estadual de Saúde.

As ações estratégicas da Portaria 894/2021 estiveram entre os temas tratados

Designado pela primeira dama Andreia Boaretto, titular da pasta, o profissional de educação física Ramile Fonseca representou, na terça-feira, dia 24, a instituição macuquense no Encontro Macrorregional ‘A Avaliação do Idoso numa Perspectiva Multidimensional’, com profissionais das regiões Serrana, Centro Sul e do Médio Paraíba. Foram abordados temas relevantes sobre atividades desenvolvidas com idosos.

Exemplo de uma ficha funcional do idoso exposto durante o encontro virtual

Nos debates vieram à tona aspectos como ‘onde se inicia a Terceira Idade’; ‘as dificuldades encontradas pelos idosos na atualidade’; ‘a fiscalização dos órgãos especializados quanto ao funcionamento de locais que recebem e cuidam de idosos’; ‘cuidados com a ficha funcional e seus respectivos dados’; e ‘o valor da prática de atividades físicas nessa fase da vida’. “Isso amplia nossos conhecimentos e poderemos aplicá-los assim que for possível retomar as atividades normais”, diz Andreia Boaretto.

A importância da ficha espelho teve abordagem toda especial nas conversas

O encontro reforçou diferentes dimensões como condições de saúde, hábitos de vida, capacidade funcional, rede de apoio social e prática de atividade física e seus benefícios. “Também abordamos ações estratégicas previstas na portaria 894/21, entre elas avaliação multidimensional, estratificação de risco, definição de plano individual, ampliação de visitas e atendimentos domiciliares, atendimento integral aos idosos residentes em locais de acolhimento e avaliação clínica”, explicou Ramile.

Fotos: Reprodução/Internet