Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e da Juventude

Secretário: Margareth Souza Anselmo Barbosa

Iniciativa mescla entretenimento e atividades físicas na piscina

Dito popular bastante conhecido diz que é sempre bom unir o útil ao agradável. Assim sendo, as parcerias entre as secretarias macuquenses de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude e Esporte e Lazer têm feito valer essa máxima no cotidiano e vêm trabalhando de forma conjunta a oferta de diversas atividades capazes de beneficiar a melhor idade do município com o que há de melhor em ambas as áreas.

Descontração e exercícios físicos na piscina acompanhados pela secretária Margareth Anselmo, subsecretária Elaine Lopes e coordenadora Helen Oliveira

Uma das iniciativas bem-sucedidas lideradas pelas duas equipes aconteceu nesta quarta-feira, dia 18 de janeiro, na piscina semiolímpica do CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta, quando os idosos foram presenteados com a realização da ‘Festa do Havaí’, numa forma de marcar o início dos trabalhos de hidroginástica mesclando as atividades físicas dentro d’água com entretenimento.

Secretário de Esporte e Lazer, Hugo Carvalho fez questão de participar da aula com as integrantes da terceira idade

Orientada por profissionais específicos, a terceira idade se exercitou no mesmo ritmo em que se divertia e se refrescava na piscina, aliviando o forte calor. A hidroginástica aumenta a capacidade aeróbica, amplia a força muscular, garante flexibilidade de articulações e treina habilidades como equilíbrio e coordenação motora. “Bom vê-los dispostos e saber que isso fortalece corpo e mente deles”, comentou a secretária de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude Margareth Anselmo.

A instrução de um profissional especializado é algo que as duas secretarias mantêm para garantir saúde e qualidade de vida dos idosos

Além disso, a movimentação confere total relaxamento, promove grande interação social, combate fortemente o estresse e a depressão e ainda melhora a autopercepção corporal e autoestima. “Agregar atividades que beneficiem ao mesmo tempo as condições físicas e emocionais é algo fundamental nessa fase da vida”, defende a educadora física Helen Oliveira, que assim como o secretário de Esporte e Lazer Hugo Carvalho é entusiasta do projeto e acompanhou com ele a aula.

Imagem mostra as participantes dos projetos da terceira idade se dedicando à aula de hidroginástica na ‘Festa do Havaí’

Ratificando a preocupação com a saúde e bem-estar dos idosos, Ramile Fonseca, orientador físico das ações com a terceira idade, disse que tudo obedece às particularidades da hidroginástica visando aproveitar todas as vantagens que ela oferece para o programa de exercícios direcionado à melhor idade. “Por isso, iniciamos hoje no espaço aquático da Secretaria de Esporte e Lazer”, emendou.

Solidários em todos os momentos das atividades, profissionais auxiliam uma das participantes a sair em segurança da piscina

A união das equipes comprova que a Gestão Municipal está no caminho certo para desenvolver as ações para a melhor idade de Macuco

Fotos: Rodrigo Cuco