Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e da Juventude

Secretário: Margareth Souza Anselmo Barbosa

Macuco e Trajano abordam o tema com palestra no I Sarau de Outono

Aproveitar momentos de diversão e integração regional durante eventos festivos para propor um debate amplo, definitivo e tratado por técnicos que conheçam bem as questões intimamente ligadas à ‘melhor idade’. Assim transcorreu, nesta quarta-feira, dia 7 de junho, véspera de feriadão, o I Sarau de Outono da Terceira Idade, organizado pela Secretaria de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude de Macuco.

Autoridades macuquenses receberam com entusiasmo e carinho a comitiva de Trajano de Moraes, município vizinho e amigo de Macuco

Se a ocasião já estava sendo especial por marcar a visitação amistosa e agradável do Grupo da Terceira Idade de Trajano de Moraes – que de maneira interativa e cooperativa se uniu ao grupo macuquense para celebrar uma surpreendente e prazerosa ‘tarde dançante’ –, nada mais útil e indispensável que levantar assuntos de grande relevância para essa faixa etária tão receptiva e merecedora de um tratamento digno, respeitável e afetivo, comprovado pela participação da advogada Danielle Fernandes.

Os integrantes da terceira idade de Macuco e Trajano de Moraes se uniram na sede macuquense para acompanhar a palestra

Com atuação na Defensoria Pública da Prefeitura de Macuco, Dra. Danielle conhece bem os direitos da terceira idade e conseguiu com uma palestra objetiva e acessível falar claramente sobre o Junho Violeta, mês que faz alusão às ações visando conscientizar a sociedade enquanto busca coibir a ‘Violência Contra a Pessoa Idosa’. Ela relatou a importância dos cuidados com os idosos e também sobre como denunciar atos de violência física, psicológica e do abandono. “Eles são fonte de sabedoria, experiência e amor e é nosso dever garantir que vivam com dignidade”, disse.

Ao lado das demais autoridades macuquenses e trajanenses, a técnica de enfermagem Alessandra Oliveira também deixou seu recado

Anfitriã do encontro, a secretária Margareth Anselmo – acompanhada da subsecretária Elaine Lopes – declarou que a ação conjunta entre Macuco e Trajano reforça os laços de amizade, respeito, consideração e cooperação mantidos pelos dois municípios. “Foi uma honra ter os trajanenses conosco! Externo minha gratidão à primeira dama e secretária de Assistência Social Juliana Viana, à sua subsecretária Caroline Lessa, à coordenadora do Envelhecimento Jaqueline Dias e aos demais integrantes da comitiva! Macuco está sempre de braços abertos”, agradeceu Margareth.

Margareth Anselmo (de costas), secretária de Envelhecimento Saudável de Macuco, durante as boas-vindas aos trajanenses

Ao término do encontro, os integrantes do Grupo da Terceira Idade de Macuco entregaram mudas de plantas como recordação aos visitantes.

A palestra temática ministrada pela advogada Danielle Fernandes tratou do Julho Violeta, alusivo à ‘Violência Contra a Pessoa Idosa’

Objetiva e utilizando uma linguagem acessível, Danielle Fernandes conseguiu deixar de forma clara seus recados

Depois da palestra, Danielle Fernandes foi homenageada pela subsecretária de Envelhecimento Saudável de Macuco, Elaine Lopes

Como não poderia deixar de ser, o final do encontro reservou momentos de diversão e entretenimento com muita dança para os grupos