Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e da Juventude

Secretário: Margareth Souza Anselmo Barbosa

Projeto é da Secretaria de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude

As tecnologias evoluíram rapidamente nas últimas décadas, tornando-se uma parte essencial da vida cotidiana. Entretanto, para a terceira idade, a adaptação a esse novo cenário pode ser desafiadora. Pensando nisso, a Secretaria de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude de Macuco aposta num projeto inovador chamado ‘Inclusão Digital para Idosos’, cujo objetivo é fornecer treinamentos e conhecimentos básicos de Tecnologia da Informação para a comunidade dessa faixa etária tão querida no município.

Secretária de Envelhecimento Saudável, a psicopedagoga Margareth Anselmo falou sobre as novas oportunidades trazidas pelo curso

Através de cursos presenciais – realizados no CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta – são repassados aos integrantes da melhor idade macuquense os fundamentos lógicos para a utilização de aplicativos, celulares, correios eletrônicos, internet e das variadas redes sociais. O pacote básico de ensino busca capacitar os idosos a navegar na rede de computadores de forma suave e eficiente. A instrutora responsável por ministrar as aulas é Clara Nogueira, uma funcionária dedicada e orientadora especializada que tem merecido elogios por atender às necessidades desse grupo seleto.

Diretora do CIEP Honório Peçanha, a professora Marina Espíndola deu as boas-vindas aos cursistas da terceira idade de Macuco

O curso é gratuito e conta com apoio integral da Secretaria de Educação. Além do aprendizado técnico, o projeto também proporciona um ambiente de convívio social e interação entre os participantes. Com a conclusão desse curso, a meta é fazer com que os idosos se sintam inseridos no mundo digital, proporcionando-lhes mais uma opção de segurança e ampliação de contatos com familiares e amigos. Mais que adquirir habilidades tecnológicas, a proposta é romper a inércia enfrentada pela terceira idade.

Feitas as preliminares do curso, foi chagada a hora da instrutora Clara Nogueira iniciar o repasse das informações aos idosos

Um dos diferenciais desse curso é sua abordagem, que extrapola o caminho convencional de aprendizado oferecido à melhor idade, já que as aulas incluem momentos de entretenimento e diversão, estimulando os participantes a exercitarem também o lado cerebral e criativo, tornando a experiência ainda mais enriquecedora e significativa para todos os envolvidos. “Nossa ideia com esse projeto é estimular o desejo de novas descobertas e o acúmulo de aprendizado, permitindo que os idosos se sintam confiantes para explorar e interagir no mundo digital”, definiu a secretária Margareth Anselmo.

Já na primeira etapa do curso foram grandes a euforia, animação e interação dos idosos com a orientadora Clara Nogueira

Também presenciaram a aula inaugural a subsecretária Elaine Lopes, os integrantes da equipe Ramile Fonseca e Alessandra Oliveira e a diretora do CIEP, professora Marina Espíndola.

Com clareza, calma e objetividade, a professora Clara Nogueira mostrava aos cursistas os primeiros segredos do mundo virtual

Os indisfarçáveis sorrisos dos integrantes da terceira idade de Macuco mostravam a empolgação com o novo aprendizado

Não poderia faltar a tradicional fotografia diante do prédio do CIEP do bairro da Reta, registrando os primeiros momentos do curso de informática

Em muitos momentos da aula inicial, a instrutora Clara Nogueira ofereceu atenção individualizada aos idosos