Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e da Juventude

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Margareth Souza Anselmo Barbosa

 
 
 

Plataforma PROA acena com cursos gratuitos para jovens de 17 a 24 anos

Ações em favor da população macuquense vêm chegando aos montes e aos punhados. Dessa vez, a novidade veio pela secretária de Trabalho de Macuco, psicopedagoga Margareth Anselmo, que fez uma apresentação que promete ampliar os horizontes para turmas de 3º Ano do Ensino Médio dos educandários Colégio Estadual Farmacêutico Rodolpho Albino e Colégio Estadual José Carlos Boaretto, já que o projeto em questão será voltado ao público jovem, com idade entre 17 a 24 anos, especialmente àqueles que concluíram ou concluirão em breve esse ciclo educacional.

Secretária de Trabalho Margareth Anselmo com alunas e representante da direção de um dos educandários visitados esta semana

Trata-se da Plataforma PROA, ligada ao Instituto PROA, cujas diretrizes e metodologias serão amplamente expostas e terão suas dúvidas dirimidas ao público alvo na próxima terça-feira, dia 29, às 13 horas, na sede da Secretaria de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude, no bairro da Reta. Na ocasião serão abordados temas relacionados à plataforma de cursos gratuitos que podem significar brevemente a conquista pelos jovens de espaço no competitivo mercado de trabalho, principalmente no intuito de abrir oportunidades para quem procura o primeiro emprego.

As explicações preliminares foram repassadas pela secretária de Trabalho, que convidou os estudantes a acompanhar a palestra na terça-feira, dia 29

Apenas para aguçar o desejo dos munícipes e mexer com os brios da juventude local, os interessados, após avaliação prévia coordenada pelos técnicos da instituição, serão selecionados para os cursos grátis e iniciarão sua corrida em busca da sonhada vaga no mercado de trabalho. A Plataforma PROA é um projeto iniciado em São Paulo, que vai sendo introduzido aos poucos nos municípios do Estado do Rio de Janeiro, sendo que Macuco é o primeiro da região a dar vazão à oportunidade para seus jovens.

Militante ativa das questões da negritude, Margareth Anselmo aproveitou para posar ao lado de um painel alusivo ao tema

“Nossa ideia é exatamente convidar nossa comunidade a conhecer melhor esse projeto e aderi-lo, principalmente por se tratar de cursos inteiramente gratuitos, que realmente poderão impactar e significar um salto gigantesco na vida desses jovens oriundos de escolas públicas. O histórico da Plataforma PROA mostra que a meta é transformar a realidade socioeconômica das pessoas com ações voltadas à empregabilidade”, colocou Margareth Anselmo, acrescentando que a base é a ética profissional e a transparência, priorizando a colaboração, a diversidade e a excelência.

Texto: Ricardo Vieira

Fotos: Rodrigo Cuco