Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e da Juventude

Secretário: Margareth Souza Anselmo Barbosa

‘Jovens de ontem’ ganham oficina com a culinarista Clara Nogueira

Cada dia parece se tornar mais especial para os frequentadores assíduos das atividades promovidas pela Secretaria de Envelhecimento Saudável de Macuco. Nesta segunda-feira, 16 de outubro, data marcada pelas comemorações pelo Dia Mundial do Pão, os ‘jovens de ontem’ receberam um presente que tocou seus corações, ao participar da confecção de pães ao lado de Clara Nogueira, uma talentosa artesã da panificação.

Juntamente com a palestrante, a prefeita e o secretário de Governo, os participantes da Oficina de Pães exibiram suas criações

Apontada por críticos especializados e consumidores como uma grata revelação do setor gastronômico em termos regionais, Clara Nogueira diz ter mudado sua vida há aproximadamente cinco anos, quando decidiu seguir sua paixão pelos pães. Essa decisão deu origem ao empreendimento denominado ‘Mão na Massa Macuco’, que ganhou destaque pela variedade e qualidade de seus produtos totalmente artesanais.

Com um misto de teoria e prática, Clara Nogueira conseguiu desmistificar alguns mitos e orientar os integrantes do grupo

A convite da secretária Margareth Anselmo, Clara emprestou seu conhecimento e talento ao ministrar uma enriquecedora oficina teórica e prática para o Grupo da Terceira Idade, realizada na sede da Secretaria de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude. A iniciativa celebrou o Mês do Idoso, cuja data é 1º de outubro, mas também proporcionou momentos de integração e aprendizado para os idosos macuquenses.

A artesã dos pães foi bastante didática e deu dicas que serão muito úteis no cotidiano dos participantes da oficina

Durante a oficina, Clara compartilhou segredos da panificação, permitindo que os participantes colocassem ‘a mão na massa’, literalmente, se envolvessem na preparação de pães e misturassem ingredientes, moldando a massa e vivenciando a magia da produção de pães artesanais, tudo observado pela prefeita Michelle Bianchini e secretário de Governo João Vitor Pontes, demonstrando o apoio da Gestão Municipal às iniciativas que promovem o envelhecimento saudável e o bem-estar da comunidade.

Juntamente com Clara Nogueira e três das participantes, a secretária Margareth Anselmo exibe alguns dos pães mostrados na oficina

Clara Nogueira expressou sua gratidão pela confiança e apoio recebidos. “Agradeço à nossa prefeita Michelle Bianchini, que nos honrou com sua presença, junto com o João Vitor Pontes. Externo minha gratidão também à secretária Margareth Anselmo e sua subsecretária Elaine Lopes por confiarem a mim essa missão. Por tudo e por tanto, muito obrigada”, declarou Clara Nogueira após o evento.

Participantes da oficina acompanharam cada detalhe repassado pela jovem empreendedora macuquense

Depois de mostrar alguns segredos teóricos aos integrantes do grupo, a instrutora deixou que eles conhecessem na prática todo o processo de panificação

Literalmente com a mão na massa, uma das frequentadoras das atividades mostra que compreendeu direitinho as instruções

Depois do processo de criação, restava aos participantes assar os pães e desfrutar das delícias que eles criaram