Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e da Juventude

Secretário: Margareth Souza Anselmo Barbosa

Atividades otimizam sentido de lateralidade e concentração dos idosos

Nesta segunda-feira, dia 18, a Secretaria de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude de Macuco apresentou uma novidade que começa a revolucionar a forma como os idosos encaram as atividades físicas. Sob a liderança da secretária Margareth Anselmo, psicopedagoga de formação, foram introduzidos trabalhos de psicomotricidade durante as sessões, visando potencializar não apenas o movimento corporal, mas também aspectos cognitivos fundamentais para a saúde mental dos participantes.

A iniciativa – que ocorreu de forma paralela às atividades físicas habituais aplicadas pelo profissional Ramile Fonseca – foi recebida com entusiasmo pelos frequentadores da sede do Grupo Flor de Ipê. Ao se integrarem às técnicas da psicopedagogia e neuropsicopedagogia, os idosos puderam explorar sua lateralidade, concentração e atenção de maneira mais eficaz. “A proposta visa não apenas promover a saúde física, mas também fortalecer aspectos mentais e emocionais, proporcionando uma abordagem holística ao envelhecimento saudável”. Explica Margareth.

Com a introdução dessas práticas inovadoras – que lançaram mão de músicas como ‘ESCRAVOS DE JÓ’ e ‘TREM BALA’, além de dança circular e o tão popular ritmo de forró – a expectativa é de que os participantes experimentem melhorias significativas em sua qualidade de vida. Além de fortalecer o corpo, a psicomotricidade oferece uma oportunidade valiosa para aprimorar habilidades cognitivas, sociais e emocionais, mostrando que o cuidado com o envelhecimento vai além do aspecto físico, abraçando a integralidade do ser humano.

Fotos: Rodrigo Cuco