Participantes exploram concentração, criatividade e habilidades nas aulas
O início deste final de semana trouxe consigo uma dose extra de conhecimento e encanto para ‘os jovens da melhor idade’ de Macuco. Sob orientação da neuropsicopedagoga Leila Brito, os frequentadores habituais das atividades oferecidas pela Secretaria de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude mergulharam nos segredos iniciais do fascinante mundo do Artesanato em Tear.
Entretidas com os afazeres nos teares, as jovens senhoras mostraram suas habilidades e concentração durante o trabalho
A sede do Grupo Flor do Ipê mostrou-se um lugar acolhedor para os participantes, que tiveram a chance de explorar esse universo quase lúdico do tear, com a certeza de que estavam prestes a adquirir conhecimentos valiosos em uma arte que abre novos horizontes em todas as direções. Utilizando materiais simples como papelão, retalhos de tecidos e linhas, o grupo entrou num mundo de criatividades e habilidades manuais.
Subdivididos em grupos, os idosos trabalharam concentração, habilidades manuais e criatividade
Segundo a secretária Margareth Anselmo, as aulas proporcionaram a confecção de peças belíssimas, com destaque especial para os tapetinhos, pelos quais todos os participantes demonstraram um carinho especial. Além de aprender uma nova habilidade, a interação serviu como terapia, estimulando memórias construtivas e criativas através da contagem de pontos e sequências. Os movimentos delicados executados com a pinça no tear aprimoram atenção e concentração e estimulam o tato e a destreza manual.
As mãos habilidosas foram aos poucos dando forma aos tapetinhos durante a realização do curso
“Essas atividades repetitivas também têm o potencial de prevenir futuros casos de perda de memória, oferecendo benefícios que vão além da simples aprendizagem de uma técnica artesanal”, aponta com empolgação a psicopedagoga Margareth.
Tapete ganhando o formato desejado, ao mesmo tempo em que as participantes ganhavam aprendizado
Senhoras e senhores se misturaram para aprender o prazeroso ofício do artesanato em tear
As atividades também funcionaram como uma ótima interação entre os participantes do Grupo Flor de Ipê
Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Divulgação