Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e da Juventude

Secretário: Margareth Souza Anselmo Barbosa

Grupo visitou e explorou a exposição sobre o paisagista Burle Marx

No início de abril, integrantes da melhor idade de Macuco embarcaram em mais uma jornada de aprendizado e diversão, cortesia da Secretaria de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude. Desta vez, a parada foi no sempre encantador e entusiasmante Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. Segundo a secretária, a psicopedagoga Margareth Anselmo, o grupo mergulhou numa atmosfera cultural e encontrou momentos de lazer enriquecidos com novos conhecimentos. A missão foi cumprida com êxito ao explorarem a Exposição Lugar de Estar: o legado de Burle Marx.

Integrantes da melhor idade de Macuco acompanham as explanações de uma das guias do MAM durante a visitação

A exposição, concebida para oferecer novas leituras sobre o acervo documental do trabalho de Roberto Burle Marx, paisagista e artista multifacetado, expoente do modernismo brasileiro e de seus colaboradores, foi o ponto alto da visita. “Conseguimos fazer com que pudessem aprender mais sobre a vida desse paisagista e conhecer melhor suas obras”, afirmou Margareth, emocionada com a experiência dos macuquenses.

O mais interessante da visita foram as lições sobre a arte brasileira que o grupo macuquense ganhou no Museu de Arte Moderna

O espaço cultural abriga cerca de 150 mil itens, centrados nos temas emergentes de 22 projetos do paisagista e sua equipe, proporcionando aos visitantes uma imersão no legado artístico e cultural de Burle Marx. Entre risos, trocas de experiências e olhares curiosos, o grupo explorou cada detalhe da exposição, absorvendo as cores, formas e ideias que emanavam das obras expostas. Para muitos, foi uma verdadeira viagem no tempo, relembrando momentos marcantes da história da arte brasileira.

Mais um dos momentos de aprendizado para os participantes do passeio realizado num dos pontos mais atrativos da cultura carioca

Ao deixarem o MAM, os integrantes da melhor idade de Macuco levavam consigo lembranças vívidas e um novo entendimento sobre o legado de Burle Marx e sua contribuição para a cultura nacional. “Com corações plenos de gratidão e mentes enriquecidas, eles retornaram à nossa cidade, prontos para compartilhar experiências e inspirar outros a explorar os tesouros culturais que o Brasil tem a oferecer”, emendou a secretária de Envelhecimento Saudável.

Cada integrante da comitiva acompanhou criteriosamente cada quadro exposto na exposição sobre o genial Burle Marx

Explicações técnicas enriqueceram ainda mais a viagem que fez os macuquenses mergulharem nas artes

Parada obrigatória para o grupo posar para uma foto diante de uma das mais belas paisagens da capital fluminense