Secretaria do Trabalho, Envelhecimento Saudável e da Juventude

Secretário: Margareth Souza Anselmo Barbosa

Projeto destaca direitos da terceira idade e previne possíveis violações

Mais uma iniciativa bem-sucedida da Secretária do Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude de Macuco promete novos conhecimentos para os integrantes da terceira idade que frequentam semanalmente as atividades propostas pelo setor. Dessa feita, a ‘melhor idade’ teve a atenção chamada para o tema ‘A TRILHA DOS DIREITOS HUMANOS DA PESSOA IDOSA’.

Idosos acompanhando as explicações de uma das profissionais que integram a equipe da Superintendência de Política para as Pessoas Idosas

Trata-se, na verdade, de uma ação capitaneada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, numa iniciativa coordenada pela Superintendência de Política para as Pessoas idosas. A proposta – direcionada prioritariamente a profissionais da assistência social dos municípios – engloba um projeto amplo para trabalhar com o servidor que atua no atendimento da pessoa idosa e a própria pessoa idosa, que também precisa estar ciente de seus direitos, sabendo como se proteger e identificar as mais diversas formas de violação aos direitos dos idosos.

Secretária e subsecretária de Envelhecimento Saudável de Macuco recepcionando as representantes do Governo do Estado durante o encontro

Estiveram no encontro a secretária do Desenvolvimento Social de Macuco, Tatiane Bormevet; o assistente social do município, Dirceu Vila Nova; a superintendente de Política para as Pessoas Idosas, Simone Tourino; e sua assistente, Emanuelle Resende, todos recepcionados pela equipe comandada pela secretária e psicopedagoga Margareth Anselmo, que elogiou o trabalho das autoridades estaduais. “Vivenciamos momentos de uma conscientização oportuna para nossos idosos conhecerem seus direitos”, declarou.

Superintendente de Política para as Pessoas Idosas, Simone Tourino participou de uma ótima integração com os idosos macuquenses

Fechando o encontro, a representante do Governo do Estado definiu os idosos como pessoas suscetíveis a diversas violências, como psicológicas, patrimoniais e físicas. Segundo ela, isso ratifica a continuidade desse trabalho de alerta, que garante um espaço democrático onde a terceira idade tenha voz. “Estar nos municípios ouvindo essa camada da população é algo extraordinário, porque assim expomos seus direitos, levantamos possíveis violências sofridas e divulgamos os canais de denúncias”, finalizou Tourino.

Observada pela representante do Governo Estadual e pelo assistente social macuquense, Margareth Anselmo destacou a importância do tema

Ao final do encontro, uma grande confraternização entre equipe estadual, profissionais macuquenses e integrantes da ‘melhor idade’