Missa Solene e Procissão em Louvor a São João Batista

Para o povo macuquense o mês de junho representa muito mais que um período de festejos juninos, já que o simbolismo das tradições católicas está presente de forma significativa nesse período do ano na cidade, isso graças às celebrações em louvor a São João Batista, padroeiro de Macuco que atrai devotos e simpatizantes dispostos a conhecer a história e as jornada de fé e fidelidade a Deus desse santo tão popular.  

Segundo os fatos históricos apontam, São João Batista é o primeiro mártir da Igreja Católica e o último dos profetas, tendo sua festa comemorada em 24 de junho, oficialmente denominada de ‘Solenidade da Natividade de São João. Em sua missão, ele pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo. João batizava o povo e daí o significado do nome João Batista, ‘aquele que batiza’.

Esse ano – tendo como liderança eclesiástica o Padre Fernando Pacheco, titular da Paróquia de São João Batista – as atividades religiosas reuniram a comunidade cristã local e devotos oriundos de cidades de diversas regiões. Os fiéis acompanharam com emoção e fervor a Missa Solene, celebrada em praça pública, e depois percorreram as principais ruas do município seguindo a Procissão de São João Batista.

Texto: Ricardo Vieira

Fotos: Assessoria de Imprensa