Em meio à crise financeira nacional que afeta todos os municípios brasileiros e assombra mais ainda os administradores, a criatividade se tornou a mais forte aliada dos prefeitos na manutenção de ações e eventos indispensáveis no cotidiano das populações. E foi exatamente com o trabalho criativo, priorizando a economicidade, que o prefeito Félix Lengruber comemorou o êxito da IX Exposição Agropecuária de Macuco, iniciada na sexta-feira, 4, e encerrada no feriado do Dia da Independência, 7 de setembro.

Satisfeito com tudo que acompanhou no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach (Macuco Rural Park), especialmente com a qualidade técnica do evento, ratificada pelo ótimo nível do 47º Concurso Leiteiro e da Feira de Animais, que comprovaram com sua realização, respectivamente, o porquê de Macuco possuir uma das principais bacias leiteiras do Estado do Rio de Janeiro, ofertando ainda 40 bovinos de altíssimo padrão genético, o prefeito macuquense diz que uma feira rural dessa magnitude movimenta a economia em seus mais variados setores, o que comprova ter valido à pena os esforços da comissão organizadora em realizar a festa.

Solenidade de inauguração

Ausentes da solenidade de inauguração da feira de Macuco em virtude de compromissos na capital fluminense, o governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, foram representados pelo presidente da Pesagro-Rio, Rafael Miranda, que ao lado do prefeito Félix Lengruber – este acompanhado da primeira dama Michelle Faria, do vice-prefeito Marcelo Mansur, do vereador Carlos Alberto Oliveira (Tico-Tico) e de integrantes da direção da Caixa Econômica Federal – descerraram a faixa inaugural.

Em seus discursos, as autoridades se mostraram em sintonia, avaliando a crise econômica com cautela e valorizando os esforços da Administração Municipal para manter o evento rural em voga. "Foi um ato de coragem e ousadia do Félix Lengruber realizar essa feira, mas também uma ação acertada, porque dentro dos mesmos padrões de qualidade e com redução de gastos, este evento fomenta a economia e todos saem ganhando, produtores, trabalhadores informais e o público que também gosta de participar das festas. Macuco tem um grande prefeito e seu povo está de parabéns por contar com mais esse evento de grande porte", discursou Rafael Miranda.

Ao destacar o apoio do Governo do Estado na realização do evento, o secretário de Agricultura de Macuco, vice-prefeito Marcelo Mansur, disse que o evento vem ao encontro dos anseios dos produtores rurais através do concurso leiteiro e da oportunidade de melhoramento genético dos rebanhos. "Vamos trabalhar para que no ano que vem, passada a crise, possamos revigorar esse nosso concurso leiteiro que é um dos melhores do estado", disse Marcelo.

Já o prefeito não poupou elogios aos pecuaristas, enaltecendo o trabalho ofertado por eles para o fortalecimento da economia do setor agrícola, o que se comprova pela força da Cooperativa de Macuco e CCA Laticínios, duas indústrias do ramo que vem contribuindo sobremaneira no engrandecimento do município. "Existem vários fatores que justificam a realização dessa tradicional exposição, entre os quais a geração de emprego e renda e o fomento à economia. Tudo isso nos faz crer que acertamos na decisão e estamos fazendo uma festa dentro de nossas possibilidades", declarou Félix Lengruber.

Música eclética e de muita qualidade

Os destaques das apresentações musicais ficaram por conta da diversificação de ritmos e da qualidade dos artistas e músicos que subiram ao palco nas quatro noites da festa popular. Os shows atraíram públicos excepcionais para acompanhar as canções de artistas como Bira Bello, Junior e Gustavo, Yan e Guilherme, Cesário Ramos e Gabriel, Sandrinho Mello, DJ Sião e as bandas Toque Serrano e Kenzzy. Porém, o êxtase dos macuquenses e turistas foi total quando da presença de Netinho, grande ícone da Axé Music, que retomando sua carreira após vencer a batalha contra um grave problema de saúde, cantou seus principais sucessos e deu uma verdadeira lição de vida.

A IX Expo-Macuco também foi marcada pelo Concurso da Rainha, vencido pela moradora do bairro da Barreira, Thais Santos; pela feira que ofertou aos artesãos da cidade a oportunidade de expor e comercializar seus produtos; pela Exposição de Arte, com trabalhos de artistas locais; por uma Fazendinha do Campo, com animais de diversas espécies que fizeram a alegria das crianças; parque de diversões e barracas de comidas típicas, entre outras atrações.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco