Gestoras participam juntas de encontro produtivo em Trajano de Moraes
Realizado na terça feira, dia 01 de agosto, em Trajano de Moraes, o Workshop do Curso Técnico de Guia de Turismo reuniu autoridades regionais dos segmentos turístico e cultural. Dentre os muitos pontos levantados durante o produtivo encontro – prestigiado por secretários, diretores e assessores de suas respectivas gestões –, o tema relacionado à especialização em atrativos naturais foi o principal norte dos debates, tendo como palestrantes os especialistas Tiago Pecly e Lincoln Pontual.
Encontro realizado em Trajano de Moraes reuniu representantes de municípios regionais dispostos a alavancar o turismo rural
Macuco foi representado pelas diretoras de Turismo e Cultura, Deginar Boquimpani e Micaelle Matos, respectivamente, que têm se entrosado perfeitamente bem numa parceria cooperativa e evolutiva, cujo empenho vem se configurando na obtenção de parcerias e apoios que aos poucos estão se convertendo em avanços em ambas as áreas. Com elas, estiveram também Guilherme Peçanha – ativista do Turismo Rural de Macuco – e Mônica de Moraes – uma das proprietárias da Fazenda Ribeirão Dourado, espaço que integra o Circuito Rural de Macuco.
O encontro evidenciou a proximidade mantida entre os gestores turísticos e culturais dos municípios que compõem a região circunvizinha, tendo dessa vez Trajano de Moraes como anfitrião. Nesse contexto, a partir da reunião, a pauta servirá como uma ferramenta útil na construção de um modelo metodológico propício e eficaz para alavancar o desenvolvimento dos destinos turísticos da região, algo que promete melhorar também a gestão e aumentar os níveis de competitividade tendo como ponto de partida as qualificações profissionais.
“Saímos desse encontro bastante otimistas, porque fazemos parte da região turística ‘Caminhos da Serra’ e hoje ficou claro que o mercado turístico tende a crescer consideravelmente através dessa mobilização em busca de qualificação. Esse intercâmbio aqui vivenciado mostra que estamos no caminho certo e todos os municípios vão aumentar seus atrativos turísticos e, consequentemente, as arrecadações para o setor”, colocou Naná Boquimpani.
Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Divulgação