A Coordenadoria de Turismo de Macuco instalou nova iluminação no monumento da cruz que fica no morro do Cruzeiro, para participar da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama e por sua prevenção. A partir desta noite e até o dia 31 de outubro o Cruzeiro estará iluminado de cor de rosa.

 

Diversos monumentos pelo país também foram iluminados nessa cor, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Segundo o coordenador Beto Lattanzi, a iniciativa é mais uma forma de se chamar atenção ao problema. “Qualquer ação a mais que fortaleça essa campanha, que lembre as mulheres da importância de se cuidarem, de procurarem um médico, de fazerem a prevenção, é válida, é importante”, afirmou.

O câncer de mama é a primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde. E as formas mais eficazes para detecção precoce são o exame clínico da mama e a mamografia. Por isso, é importante que as mulheres procurem os médicos periodicamente e mantenham seus exames em dia. Em Macuco, o Centro de Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas para agendamento de consulta com ginecologista.

 

Fonte: Flávia Guerini