Com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal de restabelecer o antigo limite territorial de Macuco, crescem também as expectativas quanto a uma melhor na visibilidade no que tange ao turismo regional, que pode se ratificar como um dos atrativos do município, que integra a região denominada Caminhos da Serra.

Um turbilhão de informações ocorrido nos últimos dias fez de Macuco um dos centros das atenções em nível estadual, o que se confirma pelo fato de um jornal especializado na divulgação das questões turísticas se mobilizar para uma entrevista exclusiva com o diretor do Departamento de Turismo de Macuco, Roberto Lattanzi.

O prefeito Félix Lengruber também acredita que a mudança venha fortalecer a arrecadação e dobrar a renda per capta do local, o que se refletirá também no segmento turístico. E a entrevista idealizada pelos jornalistas do Jornal de Turismo do Rio de Janeiro teve como intuito abordar os impactos dessa mudança no turismo local.

Durante a entrevista, Roberto Lattanzi falou sobre sua impressão a respeito das mudanças positivas que podem ocorrer a partir da decisão judicial. Segundo ele, algumas fazendas do século XIX passam a pertencer novamente a Macuco. "São fazendas de produção de cachaças, doces e também abertas para hospedagem e que podem ser exploradas de uma forma muito significativa, tanto para o crescimento do turismo quanto para o econômico", disse o diretor.

Com a inevitável mudança no orçamento do município – atualmente o menor do Estado do Rio de Janeiro – a realidade será completamente diferente, o que segundo Beto Lattanzi pode se configurar num aumento do fomento do turismo na cidade. "Alguns projetos tão almejados por nós poderão sair do papel, como são os casos do Turismo Rural, Gastronomia de Roça e o I Macuco Gourmet, os quais nunca conseguimos realizar. Já podemos vislumbrar um novo tempo e quem sabe atrair boas parcerias para alavancarmos esses projetos", acredita Bebeto.

Indagado sobre ações e projetos para atrair turistas ainda em 2015, o diretor de Turismo de Macuco respondeu com cautela, entendendo que a crise instalada em todo país traz limitações. "O município conta com dois eventos tradicionais, o Festival de Folias de Reis, considerado o maior da região, e os festejos de São João Batista, hoje reconhecido como o maior São João do Estado. A constatação é que o prefeito faz questão de cumprir o calendário turístico sem deixar a qualidade ser afetada", declarou.

A entrevista, na íntegra, pode ser acompanhada no Jornal de Turismo do Rio de Janeiro, na Edição Nº 754-A, datada de 1 de Abril de 2015. Para acessar via internet é necessário ir à página www.jornaldeturismo.tur.br, ou pelo facebook,www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/destaques/65226-5-edicao-do-jornal-de-turismo-do-rio-de-janeiro.

Por: ASCOM Macuco