Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

As árvores ocupam papel essencial para a humanidade, especialmente na área ambiental, pois são organismos eficazes para o equilíbrio do ecossistema. Mas há outros motivos. Por exemplo, elas ajudam na filtragem e limpeza do ar atmosférico das cidades. E as árvores ganharam uma data especial digna de sua importância para a vida no planeta: o dia 21 de setembro. Comemorar o Dia da Árvore é também uma forma de sensibilizar a sociedade sobre a preservação delas e do meio ambiente.

Que benefícios nos trazem as árvores? Alimentos (frutos, raízes, animais, mel, vegetais), matérias-primas para construção e combustível (móveis, casas, borracha) e até roupas, água potável (qualidade e quantidade), recursos genéticos ou medicinais, entre outros. Elas também produzem o oxigênio que respiramos, aumentam a umidade do ar e ajudam a reduzir a temperatura. Retiram gases do efeito estufa da atmosfera e os estocam em seus tecidos, ajudando a regular as mudanças climáticas e prevenir desastres naturais.

As florestas influenciam na chuva, na disponibilidade de água e na qualidade do solo. Elas podem oferecer recreação física e mental, valorização turística, estudos sobre os processos naturais e apreciação estética, entre outros benefícios. Apesar de existir a consciência dessa importância, o desmatamento das florestas persiste, trazendo várias consequências como erosão do solo, perda da biodiversidade, extinção de rios e mudanças climáticas.

A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil de Macuco vem fazendo campanhas para conscientizar a população através da educação ambiental, com divulgações e alertas. É essencial a preservação da vegetação natural, como as florestas e suas biodiversidades, para que todos os benefícios por elas gerados, sejam ambientais, econômicos ou sociais, redundem na compreensão da necessidade de sua preservação.

Sem sombra de dúvidas, plantar árvores é necessário! Assim sendo, o Horto Municipal Junot Abi-Râmia Antônio atua na coleta de sementes e produção de mudas de espécies vegetais nativas e exóticas para utilização pelo próprio município em projetos de reflorestamento e paisagismo, para dar apoio a projetos de educação ambiental, inclusão social e turismo ecológico em parceria com as demais secretarias. A população unida e conscientizada garante a sustentabilidade para as gerações futuras.

Não plante problemas... Plante árvores! Viva o Dia da Árvore!

Texto e Fotos: Secretaria de Meio Ambiente