Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil

Secretário: Firmo Ferreira Daflon

Documento é essencial em situações emergenciais

No intuito crucial de garantir segurança e bem-estar aos cidadãos, a Coordenadoria de Defesa Civil de Macuco concluiu o Plano de Contingência Unificado, documento recém-atualizado contendo informações vitais a serem compartilhadas com todos os órgãos do município, bem como com a população. O plano abrange ações emergenciais de resposta a desastres ambientais ou antrópicos, incluindo enchentes, alagamentos e incêndios florestais que afetem qualquer segmento da população local.

Trata-se, na verdade, de ferramenta essencial com orientações claras e objetivas sobre como lidar com situações de emergência. O plano inclui números de contatos para acionamentos em casos de emergência, informa os locais seguros para que sejam feitas as evacuações e lista também as instituições responsáveis por prestar socorro, realizar resgates e abrigar desabrigados ou desalojados em caso de eventos catastróficos.

O documento será disponibilizado no Site da Prefeitura de Macuco, garantindo que todos tenham acesso fácil e rápido às informações e se protejam em situações de crise. Além disso, como parte do processo, o Plano de Contingência Unificado também foi entregue à REDEC Serrana II, órgão regional da Defesa Civil Estadual que tem a liderança da Tenente Coronel Silvia Lima. Isso fortalece a integração entre Macuco e órgãos estaduais e garante que o município esteja mais bem preparado para responder a desastres em coordenação com recursos estaduais.

Confira o documento na íntegra clicando aqui