Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

Secretaria de Saúde promove ações preventivas no ambiente escolar

Não é segredo que a comunidade médica tem se preocupado cada vez mais com a obesidade infantil, que vem se tornando motivo de alerta no mundo inteiro e no Brasil a situação também é alarmante. O Ministério da Saúde aponta a existência de 6,4 milhões de crianças acima do peso ideal e outras 3,1 milhões obesas em todo país.

Sorridentes pela forma lúdica da abordagem, as meninas iniciam a montagem do ‘pratinho virtual saudável’

Pensando em disseminar informações sérias e precisas que mobilizem as famílias em torno da adoção de uma alimentação mais saudável para prevenir esse mal entre a garotada macuquense, a Secretaria de Saúde de Macuco está desenvolvendo a Campanha de Combate à Obesidade Infantil, lançando mão de atitudes simples, mas bem eficazes.

O sinal positivo do menino evidencia a aprovação da garotada das escolas quanto ao método utilizado pela Secretaria de Saúde

O conteúdo mostra que crianças obesas têm mais riscos de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão arterial, câncer, deformações da coluna vertebral e estrutura óssea e doenças cardiovasculares. Obesidade infantil pode ser por fatores genéticos e comportamentais, contudo, os maiores vilões do aumento de peso são os ultraprocessados, como biscoito fechado, salgadinhos, fandangos, refrigerantes, sucos de caixinha e achocolatados, ricos em gorduras saturadas, açúcares e sódio.

As informações são passadas com tamanha riqueza de detalhes, que a criançada não descola os olhos da profissional de saúde

O fácil acesso, a praticidade, o sabor agradável e o baixo custo facilitam a adesão a esses alimentos. Visando mudar essa história, a escola passou a ser um ambiente propício para as intervenções que redundem na formação dos hábitos alimentares melhores e mais saudáveis, já que é onde as crianças passam grande parte do tempo.

Depois das lições aprendidas, o ‘pratinho virtual’ ficou pronto e foi exibido com orgulho pelos alunos municipais

É assim, trabalhado desde a educação infantil com auxílio de nutricionistas, que os estudantes de Macuco estão conhecendo os benefícios de comer ‘comida de verdade’, participando das atividades lúdicas e aprendendo a montar seu ‘pratinho saudável favorito’ com figuras. Eles também tomam ciência dos alimentos in natura e reconhecem os males dos ultraprocessados através de amostras evidenciando a quantidade de açúcar e óleo presentes nesses produtos, além de passar por avaliação antropométrica, método utilizado para investigar o estado nutricional de uma pessoa.

Pelo visto, o garotão aprendeu bem as lições e conseguiu montar seu ‘pratinho favorito’ bem balanceado

Após as lições repassadas aos estudantes da Rede Municipal, a nutricionista realizou a avaliação antropométrica com todos

Junto com a nutricionista após a conclusão do aprendizado, a garotada estendeu seus ‘pratinhos virtuais favoritos’

Uma das lições que mais impactaram os estudantes foi conhecer a quantidade de açúcar, sódio e gordura dos alimentos ultraprocessados